Na noite desta quinta-feira, o lendário ex-jogador Ronaldo Fenômeno comunicou a sua vontade de candidatar-se ao cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ao visitar o leilão beneficente da Fundação Fenômenos, em São Paulo, o maior centroavante do futebol mundial declarou está preparado para o cargo, no entanto afirmou a necessidade de agir cautelosamente antes de sua definitiva candidatura.
De acordo com o estatuto utilizado atualmente, para que Ronaldo seja eleito, o candidato precisa do apoio de quatro das 27 federações e de quatro dos 40 clubes das séries A ou B no ano vigente da eleição. O atual presidente da confederação Ednaldo Rodrigues alterou recentemente a constituição da CBF sobre as reeleições, tendo unânime apoio das federações para alterar o estatuto. No entanto, Ednaldo somente segue no poder por conta de uma liminar concedida pelo STF há pouco menos de um ano.
Antes do início do leilão ocorrido em São Paulo, Ronaldo fenômeno afirma que: “Não se pode passar a carroça na frente do burro. Tenho muitas ideias, mas não dá para se especular”. Além disso, o grande ídolo mundial também expressou que “Há muitos anos já falo da minha ideia de ser presidente da CBF. Vamos aguardar o momento certo para fazer isso acontecer. Estou extremamente preparado e, obviamente, o futebol brasileiro precisa de mudanças.“
Durante sua trajetória como empresário, Ronaldo foi majoritariamente gestor do Cruzeiro Futebol Clube durante mais de dois anos e atualmente trabalha como presidente do clube espanhol Real Valladolid. No entanto, o eterno camisa 9 da amarelinha vem demonstrando sinais de que irá vender sua parte do time visando enfrentar novos desafios como por exemplo a candidatura à presidência da CBF.