Maranhão recebe jornalistas espanhóis em press trip que conecta cultura, natureza e turismo de base comunitária

Maranhão recebe jornalistas espanhóis em press trip que conecta cultura, natureza e turismo de base comunitária

Notícias

Dunas esculpidas pelo vento, lagoas cristalinas e uma rica herança cultural. É com esse cenário que o Maranhão recebe, a partir desta quinta-feira (8), uma press trip com jornalistas dos principais veículos da imprensa espanhola. A iniciativa visa reforçar a imagem do estado como um dos destinos para o turismo internacional, com foco no mercado espanhol. A ação, promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae, o Governo do Maranhão e a Secretaria de Turismo (Setur) de São Luís, segue até segunda-feira (12).

A press trip faz parte das ações de promoção internacional dos destinos brasileiros e busca conectar as experiências apresentadas na FITUR e na Vitrine Brasil com os atrativos turísticos e culturais da Rota das Emoções.

“Queremos mostrar ao mundo o que temos de mais autêntico: nosso povo, nossa cultura, nossas paisagens e nossa capacidade de acolhimento. O Maranhão tem todos esses ingredientes e ainda oferece experiências sustentáveis, com protagonismo das comunidades locais”,
Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“Precisamos mostrar para o mundo os nossos valores e as nossas riquezas. Esta ação fortalece a imagem do Brasil junto à imprensa especializada. Lembro que nesta ação o roteiro contempla São Luís não por acaso, mas porque é patrimônio da humanidade da Unesco e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que foi declarado, em julho de 2024, Patrimônio Natural da Humanidade. A criatividade do povo brasileiro é outro valor sem igual, por isso, apoiar esta iniciativa é também ampliar oportunidades para os mais de 95% dos negócios do setor do Turismo”,
Décio Lima, presidente do Sebrae.

Em São Luís, capital do estado, os jornalistas serão recebidos com um mergulho na história e cultura local. O centro histórico, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, será cenário do tour “Cidade Griot”, uma experiência que conecta passado e presente por meio da oralidade e da ancestralidade que marcam a formação da cidade.

Na sequência, o grupo segue rumo aos Lençóis Maranhenses, com paradas em Santo Amaro, Barreirinhas e Atins. Além dos cartões-postais, os jornalistas viverão experiências com comunidades locais, incluindo ecoturismo, turismo de base comunitária e vivências gastronômicas, como o tradicional “Bar do Hora” e um piquenique ao pôr do sol nas lagoas de Atins.

“Acreditamos, fortemente, na promoção internacional feita pela Embratur e na parceria com os estados. Essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer nossa presença no mercado europeu, divulgando nossas belezas naturais e culturais. Sabemos da importância que a imprensa desempenha nesse processo e já vislumbramos a vinda dos turistas espanhóis atraídos por tudo o que temos a oferecer”,
Socorro Araújo, secretária de Turismo do Maranhão.

“Para o município, receber um press trip de jornalistas espanhóis é fundamental para consolidar ainda mais a cidade no mercado internacional, onde a Espanha representa um dos cinco maiores emissores da Europa para nossa cidade. A parceria com a Embratur contribui para que possamos apresentar o melhor de São Luís a este público tão importante”,
Saulo Santos, secretário de Turismo de São Luís.

A jornada se encerra com uma visita ao Quilombo Urbano da Liberdade, um dos maiores da América Latina. Os jornalistas conhecerão de perto a força da cultura afro-brasileira expressa na música, culinária, artesanato e espiritualidade, encerrando a viagem com uma amostra da diversidade e da riqueza cultural do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *