Projeto de Lei propõe capacitação de carroceiros para inserção no mercado de trabalho

Projeto de Lei propõe capacitação de carroceiros para inserção no mercado de trabalho

Política

Justiça determinou que Prefeitura de São Luís deve acabar com transporte de carroça em 2 anos

A vereadora Silvana Noely (PSB) apresentou Projeto de Lei, na Câmara Municipal de São Luís, com o objetivo de capacitar os carroceiros da capital para inserção no mercado de trabalho. A iniciativa tem como objetivo retirar as carroças das vias da cidade e proporcionar melhores condições de obtenção de renda a esses trabalhadores. A proposta vem ao encontro de decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital, que determinou à Prefeitura de São Luís acabar com o transporte de carroça, no prazo de dois anos.

O projeto surge em meio a um cenário onde as carroças ainda são realidade em muitas regiões do Maranhão, contribuindo para problemas como congestionamentos, acidentes de trânsito e questões de saúde pública. A proposta cria um Programa de Substituição Gradativa dos Veículos de Tração Animal no Trânsito de São Luís e envolve diversos aspectos para essa transição dos carroceiros a outras formas de trabalho, incluindo treinamentos e capacitações em habilidades específicas.

“O Projeto de lei vem propor alternativas para os carroceiros buscarem outras formas de obter renda, sem necessariamente utilizar os animais e as carroças. Entendemos que estes trabalhadores têm na carroça seu sustento e não podemos apenas proibir ou restringir essa atuação. Nossa proposta é mais abrangente, resolutiva e inclusiva, pois, propomos que a Prefeitura de São Luís possa oferecer capacitação, para que eles tenham condições de ocupar outras funções”, explicou a vereadora.

Ao sugerir a capacitação desses trabalhadores, Silvana Noely pretende solucionar problemas urbanos e proporcionar oportunidades reais de melhoria de vida para os carroceiros e suas famílias. A transição para outras formas de trabalho pode abrir portas a novas oportunidades de emprego e renda, contribuindo para a inclusão social e econômica desse setor.

Além disso, a medida também tem o potencial de trazer benefícios para a cidade como um todo, reduzindo o congestionamento e melhorando a segurança viária. Com menos carroças nas vias, há uma diminuição dos riscos de acidentes e uma melhoria na fluidez do trânsito, o que impacta positivamente a qualidade de vida dos cidadãos.

“Essa proposta representa um importante passo na construção de uma cidade mais inclusiva e sustentável, onde todos os cidadãos tenham oportunidades dignas de trabalho. Sabemos da importância de políticas públicas voltadas para estes trabalhadores e estamos colaborando para que essa causa seja vista e ações venham a ser implementadas”, conclui Silvana Noely.

Decisão

Consta na decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital, que a Prefeitura de São Luís tem prazo de 60 dias para elaborar e apresentar um plano, com o auxílio de veterinários e assistentes sociais, a fim de reduzir o número de animais de tração que circulam na cidade, até a sua total proibição, no prazo máximo de dois anos.

O plano deve conter medidas voltadas para readequar ou recolocar os carroceiros cadastrados na prefeitura, com pagamento temporário de um auxílio, para garantir uma renda mínima a esses profissionais. Ainda previsto na decisão, a prefeitura deverá oferecer cursos profissionalizantes para qualificar os carroceiros para novas profissões, bem como linhas de financiamento, para que os condutores cadastrados adquiram outros meios de transporte. Desde 2010, a circulação de carroças é proibida nas áreas centrais da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *