A procuradora de Justiça Maria Luiza Ribeiro Martins recebeu, da Assembleia Legislativa do Maranhão, o título de ‘Cidadã Maranhense’ como forma de homenagear os serviços prestados à sociedade por meio do Ministério Público. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (27), no Plenário Nagib Haickel, e foi solicitada pelo deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil).
“Uma justa homenagem a quem tem serviços prestados no Maranhão. A procuradora Maria Luiza vem prestando bons serviços à sociedade maranhense na Procuradoria de Justiça e em diversas causas defendendo o interesse, acima de tudo, da população do nosso estado. Sem dúvida nenhuma, a Assembleia Legislativa reconhece trazendo-a como conterrânea nossa, agora legitimamente reconhecida pelo Poder Legislativo”, disse o deputado.
A procuradora de Justiça Maria Luiza Ribeiro, agradeceu a homenagem e disse que continuará com seu trabalho frente ao Ministério Público como forma de honrar o título recebido.
“Estou muito feliz e honrada. Antes mesmo de receber esse título, eu já me sentia uma autêntica maranhense. Resido aqui há 33 anos e ser maranhense de fato e de direito muito me alegra, o pertencimento que sinto por essa terra será cada vez mais exaltado e significado por mim, dando continuidade ao meu trabalho em prol da sociedade maranhense”, disse a procuradora.
Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Neto Evangelista, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, a procuradora de justiça e homenageada, Maria Luiza Ribeiro; o autor da proposição, ex-deputado estadual Raimundo Louro, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, o vice-presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), Reinaldo Castro, além de parlamentares, juízes de direito, desembargadores, promotores e procuradores de justiça.
Biografia
Maria Luiza Ribeiro Martins é Procuradora de Justiça do Estado do Maranhão, natural de Cristino Castro, no Piauí. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí, com pós-graduação em Direito Público e Privado e especialização em Ciências Penais. Ingressou na carreira do Ministério Público do Maranhão, por meio de concurso de provas e títulos, em 6 de agosto de 1990, atuando em várias comarcas do interior, dentre elas: Parnarama, Barão de Grajaú, São João dos Patos, Passagem Franca, Timon, São Luís e Imperatriz.
Em 2008, foi promovida por merecimento ao cargo de Procuradora de Justiça, tendo também exercido os cargos de Subcorregedora-Geral do Ministério Público do Maranhão, em 2017, e Ouvidora da instituição no biênio 2019/2021. Atualmente, é titular da 9ª Procuradoria de Justiça Criminal (Terceira Turma Criminal), com atuação perante a 3ª Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.