Deputada Daniella fala sobre sua proposta de auxílio para os órfãos do feminicídio no Maranhão

Deputada Daniella fala sobre sua proposta de auxílio para os órfãos do feminicídio no Maranhão

Política

A deputada Daniella (PSB) parabenizou o Ministério Público Estadual e o
governador Carlos Brandão por haver anunciado, na semana passada, a criação do Auxílio Financeiro aos Órfãos do Feminicídio, em atendimento à sua proposta. O auxílio é destinado a crianças e adolescentes que perderam suas mães vítimas de violência doméstica, tema da entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, nesta terça-feira (21), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, com apresentação de Ronald Segundo.

A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-Mulher) do Ministério Público do Maranhão, Sandra Fagundes Garcia, participou da entrevista como
convidada da deputada.

 “Essa discussão nasceu junto ao Ministério Público e foi abraçada por nós e pelo governador. Eu recebi no meu gabinete três promotores de Justiça, em maio, e a gente abraçou a ideia com entusiasmo. A medida representa um avanço importante na política de proteção social do Maranhão”, explicou.

A parlamentar contou, também, que o governador atendeu a uma solicitação formal dela, que apresentou indicação ao Executivo propondo a alteração da Lei nº 11.723/2022, a fim de incluir o benefício, além de frisar que a ideia nasceu a partir da reunião com promotores de Justiça que atuam diretamente no enfrentamento à violência de gênero e na proteção da infância e juventude — Dra. Sandra Garcia, Dr. Sandro Carvalho e Dr. Gleudson Malheiros.

A parlamentar disse, ainda, que o novo dispositivo vem para corrigir essa lacuna, garantindo condições mínimas de sobrevivência, dignidade e desenvolvimento como acesso à alimentação, moradia, educação, saúde e lazer; e que outros estados, como o Acre; e o Distrito Federal já adotaram medidas semelhantes, concedendo auxílios mensais de até um salário mínimo por criança, o que inspirou o modelo maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *