Quando eram clubes de destaque no cenário esportivo do Brasil, o MAC jogou, oficialmente, contra o Santa Cruz apenas uma vez pelo Campeonato Nacional. Foi no dia 10.03.80, em São Luís, e houve empate por 1 a 1. O time maqueano estava no grupo de elite, jogando contra Vasco da Gama, América (RJ, Coritiba, Grêmio, Gama, Atlético Goianense, Nacional e Santa Cruz.
Sampaio e Moto estavam em outro grupo, que seria hoje Série B, com Fast, Paysandu, Tuna Luso, River e Esporte Clube Piauí. Nesta Série D, nos “mata-matas”, o Santa vem de uma vitória (em casa) e um empate com o América-RN. Já o MAC bateu duas vezes o ASA-AL, em São Luís e Arapiraca.
Contra o Sampaio, o Santa Cruz levantou o título de campeão da Série C em 2013. Empatou o jogo aqui em São Luís e ganhou por 2 a 1 em Recife. Antes, em 1994, o Santa Cruz perdeu, em Pernambuco, para o Moto pelo placar de 3 a 1. Nesse mesmo ano, empatou em São Luís em 2 a 2.
O Tricolor do Arruda saiu do cenário esportivo no Brasileirão em 2015, quando disputou pela última vez a Série B. Jogou duas vezes contra o Sampaio Corrêa.
Em Recife, o time boliviano venceu pelo placar de 1 a 0. Em São Luís, com um bom número de torcedores do time pernambucano no Castelão, houve empate de 0 a 0, com muita confusão no Setor-4 do estádio, onde estavam os torcedores do Santa.