Ele disse ter a convicção de que a PEC contribuirá para a melhoria de todo o sistema de segurança pública.
O deputado Cláudio Cunha (PL) anunciou, na sessão desta quinta-feira (21), que irá protocolar junto à Mesa Diretora da Assembleia uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para incorporar a Guarda Municipal ao sistema de segurança pública do Estado.
“Com esta PEC, a nossa proposta é fazer com que o Estado possa fomentar e trazer este tema, por meio de um convênio, emprestando-lhes a Guarda Municipal, sistema de inteligência da polícia, para que, dentro do território de cada município, a Guarda possa trabalhar legalmente em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar do Maranhão”, explicou o deputado.
Ele disse ter a convicção de que a PEC contribuirá para a melhoria de todo o sistema de segurança pública.
“Eu vou dar um exemplo: todos os municípios que têm até 20 mil habitantes, têm três policiais militares, enquanto há 15 homens efetivos da Guarda Municipal. Então, é preciso unificar a Guarda Municipal com as polícias para dar mais segurança ao cidadão de cada município do nosso estado”, assinalou o parlamentar.
Ao mostrar números sobre a escalada da violência, incrementada pelas crescentes investidas de facções criminosas, Cláudio Cunha pediu a colaboração dos demais deputados.
“Estou precisando das assinaturas dos parlamentares. Já temos mais de dez, mas eu preciso de 15 assinaturas para protocolar esta proposta aqui nesta Casa”, salientou.
Cláudio Cunha disse, também, que já protocolou um requerimento com pedido de instalação de um posto do Corpo de Bombeiros na Praia de Araoca, no município de Guimarães.
“Hoje, com a obra de pavimentação, temos mais de 7 km de pavimentação da estrada de Araoca. Tenho ido lá frequentemente, e a praia é superlotada. Mesmo quando está deserta, não tem controle sequer de um salva-vidas. Então, a gente solicita ao Governo do Estado a instalação de um posto do Corpo de Bombeiros para dar mais segurança aos freqüentadores daquela belíssima praia”, ressaltou.