Um apagão de larga escala nacional atingiu diversas áreas do Brasil na manhã desta terça-feira (15), deixando milhões de brasileiros sem energia elétrica e causando uma série de transtorno.
A situação deixou várias cidades maranhenses sem energia elétrica, como Grajaú, Balsas, Zé Doca, São Domingos do Azeitão, além da ilha de São Luís. Além do Maranhão, houve registro em outros 25 estados e o Distrito Federal.
Em São Luís, a falta de energia levou ao fechamento temporário de várias lojas e estabelecimentos comerciais, devido a impossibilidade no funcionamento de sistemas de iluminação, caixas registradoras e outros equipamentos essenciais. Além disso, os serviços públicos foram paralisados, incluindo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a Semfaz (Secretaria Municipal da Fazenda) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
A Equatorial emitiu uma nota explicando a falta de energia no estado:
O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.
Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.
Assessoria de Imprensa – Grupo Equatorial