Parlamentar destacou importantes conquistas e iniciativas voltadas para o bem-estar da população e o progresso das regiões maranhenses.
O deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou, na última sexta-feira (21), em suas redes sociais, um balanço das ações realizadas nos primeiros cinco meses de seu mandato na Casa Legislativa do Maranhão.
Com uma atuação dinâmica e comprometida com o desenvolvimento do estado, o parlamentar destaca importantes conquistas e iniciativas voltadas para o bem-estar da população e o progresso das regiões maranhenses.
Entre as realizações mais relevantes neste primeiro semestre, destacam-se a entrega de equipamentos do programa ‘Mais Renda’, visando ao fomento da economia local e ao auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade.
Lago também destinou ambulâncias para reforçar o sistema de saúde nas suas bases. Além disso, apoiou festividades tradicionais como o Carnaval e o São João, valorizando a cultura e a identidade do povo maranhense.
Dentre as principais conquistas legislativas, destaca-se o título de “Segunda Capital Maranhense” para a cidade de Imperatriz, reconhecendo sua relevância no cenário estadual (Lei Estadual 11.904/2023). Além disso, ele garantiu a inclusão de conhecimentos específicos sobre o Maranhão em concursos públicos, valorizando a cultura e os saberes locais com a sanção da Lei Gonçalves Dias (Lei Estadual 11.933/2023), a partir do PL de sua autoria.
Foi com o empenho de Rodrigo Lago que o Encontro de Bumba Meu Boi Sotaque da Baixada foi elevado à condição de Patrimônio Cultural do Estado (Lei Estadual 11.966/2023), preservando e enaltecendo essa manifestação cultural tão significativa para o povo maranhense.
A partir da proposição do deputado Rodrigo Lago, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, recebeu a Medalha Manuel Beckman, em reconhecimento ao exitoso projeto da Casa Mulher Brasileira, que inspirou a criação da Casa da Mulher Maranhense em São Luís. Essa iniciativa ressalta o compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.
Ao longo desses cinco meses, o deputado percorreu 15 municípios do estado, buscando entender de perto as necessidades de cada região e trabalhando para atender às demandas da população. Além disso, teve importantes reuniões em Brasília e no Rio de Janeiro, buscando recursos e parcerias para o desenvolvimento do Maranhão.