Toda a diversidade da cultura maranhense encantou o público em mais uma festança do Arraial da Assembleia, consagrando-se como um dos melhores terreiros juninos do estado.
As cores, o brilho, a vivacidade das danças e o ritmo de todos os sotaques encantaram o público com a magia do melhor São João do Maranhão, na terceira noite do ‘Arraial da Assembleia’, realizado neste sábado (17). Um dos destaques da noite foi Boi da Maioba, símbolo da cultura maranhense, que trouxe para o terreiro da Casa do Povo a contagiante batida de suas matracas, a envolvente cadência dos seus tambores e o canto fervoroso de seus brincantes.
A maratona de atrações começou com o Farró do Cabo Zé e sua pegada bem regional, seguido do Cacuriá do Jhon, com seu frenesi e gingado que encantam a todos. A animação continuou com os festejados bois Lendas e Magia, Tremor da Campina e Bumba Meu Boi da Madre Deus, que se apresentaram lindamente, proporcionando uma experiência memorável ao público e ressaltando a beleza e o esplendor dessa manifestação cultural única.
Já o show da Banda Reprise fez todo mundo dançar com forrós de todos os estilos e para todos os gostos, deixando o palco em seguida para o batalhão pesado do Bumba Meu Boi da Maioba, que encerrou em grande estilo o terceiro dia de festança do ‘Arraial da Assembleia’, arrastando a multidão que se concentrou no espaço desde o início da noite.
Miguel Viegas
Ninguém arredou pé do terreiro até a festança acabar. Deputados estaduais, secretários de Estado, prefeitos e outras autoridades prestigiaram o evento. O deputado Fernando Braide (PSD), um dos primeiros a chegar ao arraial, comentou sobre a beleza e a animação da festa. “Cada noite uma festança mais bela que outra, o público lotando nosso arraial, que tem valorizado nossa cultura e proporcionado geração de renda a pequenos comerciantes”, disse.
Cultura
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcelo Tavares, também prestigiou a terceira noite de festa. Ele elogiou a qualidade da programação e a organização. “O país tem consciência de que o Maranhão respira cultura, e a Assembleia fortalece as manifestações populares maranhenses quando organiza um arraial tão bonito como este”, disse.
Wesley Ramos
Já o servidor público Luiz Carlos Aguiar participa desde a abertura do evento e promete ir até ao encerramento, neste domingo (18). “É um momento único para a gente apreciar uma programação variada, bem perto de casa, de graça, com segurança e conforto”, enfatizou.
Wesley Ramos