A Ucrânia conseguiu uma conquista inédita e ousada nesta sexta-feira, 4. O país atacou a base naval russa Novorossiysk, localizada no Mar Negro. O ataque contra o navio Olenegorski Gorniak, da Rússia, foi bem-sucedido, segundo uma fonte das forças de segurança da Ucrânia. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento exato em que o ataque, realizado com um drone, acontece. A transmissão, contudo, é interrompida pouco antes do impacto. O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) confirmou a autenticidade das imagens e o envolvimento no ataque com drones contra a base no sudoeste da Rússia. O Olenegorski Gorniak tem 112 metros de comprimento e pertence à Frota do Norte russa, baseada no Ártico, mas desde o começo da Guerra da Ucrânia apoia as ações no mar Negro. Ele serve de transporte para soldados e equipamentos da Rússia continental para os portos ocupados na costa do mar de Azov, um ramo do mar Negro.
Esse ataque acontece em um momento em que a Ucrânia tem tido seus portos bombardeados, constantemente, pelos russos após a suspensão, em 17 de julho, do acordo de grãos. Não há um consenso sobre o sucesso da operação, uma vez que os ucranianos falam em uma operação bem-sucedida, enquanto os russos dizem ter impedido os ataques contra sua base naval no Mar Negro e contra a península anexada da Crimeia. “Durante a noite, as Forças Armadas ucranianas, com a ajuda de dois barcos sem tripulação, tentaram atacar a base naval de Novorossiysk”, sul da Rússia, anunciou o Ministério da Defesa no Telegram.
Segundo Moscou, os ucranianos tentavam atingir os navios russos desde o final de julho. Apesar das declarações russas, nos vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver o navio parcialmente inclinado, mostrando que houve danos na embarcação. No ano passado, a Ucrânia, que não tem mais a Marinha operante e aposta em embarcações de controle remoto para atacar, já havia conseguido a mais simbólica vitória na guerra ao afundar o cruzador pesado Moskva, nau capitânia da Frota do Mar Negro, usando mísseis disparados de terra. Novorossiysk é um porto por onde passa 2% da produção mundial de petróleo. Ele abriga o terminal de um oleoduto de mais de 1.500 km de extensão, que começa no oeste do Cazaquistão e passa pelas regiões russas ao norte do Mar Cáspio.
Video showing the moment when Ukraine naval drone damaged the Russian ship in Novorossiysk.#RussiaIsCollapsing #Russia #RussiaIsATerroristState #Ukraine pic.twitter.com/i12nzl2u3K
— Intermarium 24 (@intermarium24) August 4, 2023
Problems arose during the towing of the ship “Olenegorsky Gornyak”, the process was obviously delayed and the ship really wants to go to the bottom…
![]()
#Ukraine #Putin #Russia #Crimea #Moscow #Sevastopol #RussiaIsCollapsing #BlackSea pic.twitter.com/i6ZrNPm03L
— Dr. Khaled Alfaiomi (@Alfaiomi) August 4, 2023
#Ukraine: Overnight, Ukrainian USVs (Kamikaze Sea Drones) attacked the Russian port of Novorossiysk, hitting the “Olenegorsky Gornyk” Project 775 large landing ship of the Russian navy- causing it to list due to internal flooding.
The full extent of the damage is so far unclear. pic.twitter.com/z5pIQ3O7zO
—
Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons) August 4, 2023

Problems arose during the towing of the ship “Olenegorsky Gornyak”, the process was obviously delayed and the ship really wants to go to the bottom…
Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons)