Taxação para turistas gera confusão em trajeto para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Taxação para turistas gera confusão em trajeto para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Notícias

No 3º dia da medida, movimento intenso gerou grande engarrafamento na entrada para o município de Santo Amaro. Prefeitura diz que faltaram planejamento e organização por parte das empresas de turismo.

O terceiro dia de taxação para turistas foi de congestionamento e confusão, na manhã desta quinta-feira (7), na entrada para Santo Amaro do Maranhão. A cidade é uma das portas de entrada para ter acesso às belezas naturais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Um vídeo mostra uma grande quantidade de veículos em um engarrafamento logo na entrada para o município, onde estaria um ponto de pagamento da taxa de 10$ por turista. Algumas pessoas reclamaram da demora no atendimento.

De acordo com o secretário de Turismo de Santo Amaro, Daniel Barros, o problema foi ocasionado por uma falta de organização e até planejamento por parte das empresas de turismo, que deveriam buscar outros pontos de pagamento, além de usar a opção de pagamento antecipado. Por isso, segundo ele, houve congestionamento em um dos pontos.

“Muitas empresas que fazem o turismo na modalidade bate volta se concentraram apenas em um posto de venda e também não pagaram a taxa com antecedência. Além disso, alguns operadores locais estacionaram seus veículos nos dois lados da pista e ocasionou o engarrafamento”, disse o secretário.

Ainda segundo Daniel, o problema foi resolvido em pouco tempo, não houve prejuízos e e todas as pessoas fizeram seus passeios.

Taxa para turistas é novidade

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: TV Mirante

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: TV Mirante

A cobrança de R$ 10 para visitantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro do Maranhão, começou na última terça-feira (5).

Segundo a prefeitura, a taxa é apenas para turistas e vale por três dias. Moradores das cidades de Santo Amaro e de Primeira Cruz (MA) estão isentos de pagar o valor para ter entrada ao parque.

A iniciativa foi implementada após a aprovação da Lei Municipal 329/23. Ainda segundo a prefeitura, o objetivo é gerar lucros que ‘vão garantir a preservação do ecossistema e permitir que sejam realizados novos serviços de infraestrutura na área’.

Ao todo, 60% dos valores arrecadados com a taxa serão destinados para o Fundo de Turismo e 40% para ações voltadas para o meio ambiente.

Como pagar a taxa

Após chegar ao município, o turista deve passar na entrada para a cidade ou procurar a sede da Secretaria Municipal de Turismo, onde o pagamento deverá ser feito. O atendimento acontece das 7h30 às 17h, todos os dias.

Para mais informações, os turistas podem entrar em contato pelo telefone (98) 99133-1241 ou pelo endereço eletrônico secturismosantoamaro2021@gmail.com.

Disputa ao título de Patrimônio Natural da Humanidade

Santo Amaro do Maranhão é uma das portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/TV Mirante

Santo Amaro do Maranhão é uma das portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/TV Mirante

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, segundo a lista da ONG World Heritage Watch (WHW). A indicação é feita pelo país que o abriga para depois ser sancionada pela Unesco. O resultado deve sair no inicio do segundo semestre de 2024.

Entre 20 a 25 de agosto, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) encerraram as visitas ao parque. A missão faz parte da primeira etapa da avaliação técnica para confirmar e validar as informações sobre os requisitos básicos contidos no dossiê de candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, entregue pela delegação do Brasil à Unesco.

A entrada dos Lençóis Maranhenses na lista confere um status de prioridade na conservação do sítio; com o título de patrimônio natural, o seu estado de preservação fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.

Entre os 10 itens exigidos para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico, conforme o site da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), “os locais precisam ter um valor universal excepcional”. O local também precisa representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida.

Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são, então, examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por sua vez, um lugar inscrito devido a suas belezas naturais deve ser uma área de excepcional beleza e importância estética.

Ranking mundial

O jornal norte-americano The New York Times elegeu os 52 melhores destinos para se visitar em 2023. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses aparece na 11ª posição.

Nos Lençóis Maranhenses, o grande atrativo para o jornal são as dunas brancas, com as piscinas naturais descritas como “sobrenaturais”.

Com o título de patrimônio natural, o estado de preservação do Parque Nacional fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *