Tablets e notebooks serão entregues para alunos e professores da rede estadual do Maranhão

Tablets e notebooks serão entregues para alunos e professores da rede estadual do Maranhão

Notícias

O governador Carlos Brandão visitou nesta terça-feira (19), em Minas Gerais, a sede da Multi, empresa fabricante de tablets e notebooks a serem entregues gratuitamente aos alunos e professores da rede estadual de ensino. A entrega dos equipamentos faz parte do programa Educação de Verdade, destinado a fortalecer o aprendizado nas escolas públicas maranhenses.

Apresentado no início do mês, o macroprograma conta com diversos eixos. No pilar da conectividade, está prevista a distribuição de quase 250 mil tablets para estudantes e 30 mil notebooks para professores, com o objetivo de ampliar a inclusão digital nas escolas estaduais.

“Não tenho dúvidas que esta será uma revolução na educação do nosso estado e vai representar uma virada de página para o Maranhão. Esta iniciativa vai deixar alunos, professores e escolas conectadas. Os tablets que serão entregues aos estudantes terão biblioteca digital e todos os aplicativos para que eles possam estudar, aprimorar seus conhecimentos e terem melhores notas no Enem”, destacou o governador Carlos Brandão.

Durante a visita à fábrica da Multi, em Extrema (MG), o presidente do Conselho da empresa, Alexandre Ostrowiecki, ressaltou que o acesso à tecnologia é fundamental para a formação completa dos estudantes.

“Os tablets adquiridos pelo governo do Maranhão junto à nossa empresa vão garantir o futuro das crianças e adolescentes maranhenses. Cada aluno terá acesso aos melhores conteúdos educacionais do mundo e com toda a segurança, pois nossos equipamentos contam com softwares que garantem acesso apenas a conteúdos pedagógicos”, afirmou.

O secretário de Estado de Administração, Guilberth Garcês, também reforçou a importância da iniciativa:

“A conectividade é um pilar que veio para transformar a educação do Maranhão, abrindo as portas do mundo para o estudante, que terá acesso a aplicativos que vão garantir a melhoria da qualidade da sua leitura, interpretação de texto e a outras habilidades necessárias para o bom desempenho escolar”.

Entrega dos equipamentos

  • Alunos: receberão tablets configurados exclusivamente para atividades pedagógicas, com chip de internet ativo até dezembro de 2026. Jogos on-line e redes sociais serão bloqueados.
  • Professores: receberão notebooks para planejamento de aulas, elaboração de provas, lançamento de notas e cursos de capacitação.

O investimento é viabilizado com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), criado pela Lei nº 9.998/2000, que financia projetos para expandir o acesso digital em todo o país.

Outros eixos do programa

O Educação de Verdade, coordenado pela Seduc, também contempla:

  • Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes: garante alimentação escolar balanceada nos 200 dias letivos, contribuindo para segurança alimentar e redução da evasão escolar.
  • Transporte Escolar de Verdade: assegura transporte gratuito, seguro e acessível, especialmente para estudantes da zona rural e áreas remotas.

Fonte: Governo do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *