Intitulado “Em Prol da Cidadania”, programa deve ocorrer por meio de convênios
O vereador Ribeiro Neto (Cidadania) quer instituir no município de São Luís um programa de extensão universitária junto às comunidades carentes de baixa renda. A medida passa por análise nas comissões de Justiça, Assistência Social e Orçamento.
O chamado “Em Prol da Cidadania” será operacionalizado por meio de convênio de cooperação técnica, científica e tecnológica a ser celebrado entre a prefeitura e as universidades públicas e privadas.
O PL nº 032/24 privilegia bairro carentes, favelas e áreas de invasão com foco em medicina profilática, alfabetização de jovens e adultos, assistência materno-infantil, apoio às atividades da terceira idade, ensino de informática, língua estrangeira e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
A expectativa, segundo o autor, é trazer cidadania para a comunidade e atrair os jovens dessas comunidades para a faculdade. Em outras palavras, promover uma maior integração entre a universidade e a população – trazendo benefícios os profissionais em formação e para a comunidade que se beneficiará com serviços de qualidade.
“A função de uma universidade não é somente formar novos profissionais para o mercado, por meio da oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Essas instituições têm um papel social muito importante no desenvolvimento de pesquisas e também na extensão universitária”, declarou Ribeiro Neto.