Projeto prevê divulgação de canais de atendimento do “Disque 100” em aulas virtuais da rede pública

Projeto prevê divulgação de canais de atendimento do “Disque 100” em aulas virtuais da rede pública

Justiça

De acordo com o projeto, o material a ser utilizado na divulgação deverá assegurar a máxima proteção de crianças e adolescentes, respeitando o disposto na Lei Federal 8.069.

Na sessão plenária desta terça-feira (12), os deputados aprovaram parecer 669/2023, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em redação final, ao Projeto de Lei 212/2023, de autoria da deputada Janaina Ramos (Republicanos).

O PL torna obrigatória a divulgação dos canais de denúncia de abuso e violência contra crianças e adolescentes nas aulas virtuais e televisivas disponibilizadas pela rede de ensino pública do Maranhão (Disque 100). A matéria vai à sanção governamental.

O plenário já havia aprovado a matéria em segundo turno na sessão do dia 31 de agosto. Caso venha a ser sancionado, os canais de atendimento do “Disque 100”, para denúncia de abusos e violência contra crianças e adolescentes, deverão ser divulgados nas aulas virtuais e televisivas disponibilizadas pelas redes de ensino pública por qualquer plataforma.

De acordo com o projeto, o material a ser utilizado na divulgação deverá assegurar a máxima proteção de crianças e adolescentes, respeitando o disposto na Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Na justificativa, a deputada Janaína Ramos reforça que há real necessidade de crianças e adolescentes terem, cada vez mais, acesso às informações sobre os tipos de violência que possam sofrer e, caso sofram, saibam identificar e realizar a denúncia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *