Projeto de Eric Costa visa atualizar os limites do Parque Estadual do Mirador

Projeto de Eric Costa visa atualizar os limites do Parque Estadual do Mirador

Política

O PL 280/2024 tem o objetivo de garantir a exatidão e a integridade da delimitação da área protegida, contribuindo assim para a preservação da reserva

De autoria do deputado estadual Eric Costa (PSD), o Projeto de Lei 280/2024 visa atualizar os limites da área do Parque Estadual do Mirador, criado pelo Decreto Estadual n.º 7.641, de 4 de junho de 1980, e ampliado pela Lei n.º 8.958, de 8 de maio de 2009. A iniciativa propõe o novo georreferenciamento de toda a área da Unidade de Conservação, visando garantir a exatidão e a integridade da delimitação da área protegida.

A proposta tem ainda como objetivo corrigir uma divergência em relação às medidas reais da reserva e as que constam no Decreto Estadual n.° 7.641/80, que criou o Parque Estadual do Mirador, e na Lei n.° 8.958/09, que ampliou a sua área territorial.

Divergências

No Decreto Estadual n.° 7.641/80, que criou o parque, constava que a área total da reserva era de 700.000ha (setecentos mil hectares). Posteriormente, por meio da Lei n.° 8.958/09, o parque foi ampliado e passou a ter uma área de 766.781,00 ha (setecentos e sessenta e seis mil, setecentos e oitenta e um hectares).

No entanto, conforme a descrição do Memorial Descritivo Georreferenciado da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), a área real do Parque do Mirador seria de 500.830,38 ha (quinhentos mil, oitocentos e trinta hectares e trinta e oito centiares).

Segundo o deputado Eric Costa, essa divergência levantava uma série de preocupações acerca da eficácia das medidas de conservação e proteção ambiental nos limites do parque. “É imperativo que tenhamos uma definição precisa da área do Parque do Mirador para garantir sua preservação adequada e o cumprimento de sua finalidade primordial”, disse o parlamentar na justificativa do Projeto de Lei n.º 280/2024.

Atualização

Nesse sentido, o projeto proposto pelo deputado, discutido durante a audiência pública desta terça-feira (17), no município de Fernando Falcão, propõe a ampliação da área do Parque do Mirador de 500.830,38 ha para 502.033,98 ha (quinhentos e dois mil hectares, trinta e três ares e noventa e oito centiares), com base nos estudos recentes feitos pela SEMA.

“Essa extensão não apenas soluciona a disparidade entre os textos legais, mas também fortalece as ações de preservação ambiental, garantindo a proteção de áreas vitais para a biodiversidade regional”, completou o deputado.

Entre os fatores que levaram a atualização e ampliação da área do parque ambiental destaca-se a importância da proteção das margens dos rios Itapecuru e Alpercatas. Ambos desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade local, abrigando diversas espécies de fauna e flora. Além disso, a preservação de nascentes e afluentes contribui significativamente para a manutenção da qualidade hídrica, essencial para o abastecimento de água do município de São Luís e para a prevenção de desastres naturais, como enchentes.

 

O deputado também destacou ser relevante a necessidade de coibir o uso irregular e indevido das áreas localizadas nas proximidades do parque. Segundo Costa, a ausência de uma proteção adequada tem propiciado a degradação ambiental e a perda irreparável de ecossistemas preciosos. “Ao ampliar o Parque do Mirador, estaremos fortalecendo a fiscalização e inibindo atividades predatórias que ameaçam a integridade ambiental da região”, afirmou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *