Coordenador do projeto, Márcio Carneiro informou que desenvolvimento do protótipo já está finalizado e a próxima fase envolverá o período de testes
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está desenvolvendo um aplicativo que promete, por meio de áudios descritivos, facilitar as atividades diárias de pessoas que têm baixa visão. No ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, desta segunda-feira (8), a apresentadora e jornalista Elda Borges conversou com o coordenador do projeto, professor Márcio Carneiro.
“O nosso laboratório tem concentrado seus trabalhos em inteligência artificial generativa, que é um sistema capaz de gerar texto e imagem em resposta a solicitações em linguagem comum. O aplicativo faz o reconhecimento de uma imagem com a câmera do celular e, em seguida, gera uma descrição dela em texto. Por fim, converte para áudio”, explicou o professor.
O desenvolvimento do protótipo já está finalizado e a próxima fase envolverá o período de testes. “Neste momento, estamos trabalhando em uma nova interface que seja mais funcional para os usuários. O objetivo é oferecer um assistente virtual para as pessoas que possuem dificuldade para enxergar, então essa área do aplicativo deve ser bem adaptada”, ressaltou.
Segundo Márcio Carneiro, o aplicativo usa visão computacional e redes neurais para identificar objetos, cores, textos, cenas e até mesmo características físicas de uma pessoa. “Queremos impactar positivamente a vida das pessoas por meio da ciência e tecnologia, com soluções simples. Vamos nos dedicar para escalar nossos projetos, em especial esse”, acrescentou.