Prefeitura de São Luís começa a cobrar IPTU 2024

Prefeitura de São Luís começa a cobrar IPTU 2024

Economia

As guias do IPTU 2024 já podem ser pagas a partir desta quinta-feira, dia 10. O vencimento para a cota única e a primeira parcela está marcado para 31 de outubro. Para acessar as guias, os contribuintes devem visitar o portal da Semfaz em www.semfaz.saoluis.ma.gov.br. Aqueles que optarem pelo pagamento à vista receberão um desconto de 15%. O pagamento parcelado pode ser realizado em até seis vezes, com vencimentos programados para o último dia útil dos meses subsequentes.

Todo o processo de lançamento do IPTU é online, abrangendo a emissão de boletos, pedidos de isenção e impugnação, além de outras informações. O atendimento presencial nos postos da Semfaz é restrito à emissão de boletos e carnês do IPTU 2024.

Isenções

Para este ano, as isenções do IPTU contemplam imóveis de baixo valor, pessoas idosas, portadores de doenças crônicas e imóveis do Programa de Arrendamento Residencial. Os contribuintes podem solicitar a isenção do IPTU 2024 pelo WhatsApp ou e-mail. No site da Semfaz, em www.semfaz.saoluis.ma.gov.br, estão disponíveis todas as informações sobre as regras de isenção. As solicitações devem ser enviadas à Central de Atendimento do IPTU, pelos contatos (98) 99114-9142 ou pelo e-mail centraldeiptu2024@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Atendimento

O atendimento do IPTU é 100% online. Para esclarecimentos, os contribuintes podem utilizar o WhatsApp (98) 99114-9142 ou enviar um e-mail para centraldeiptu2024@semfaz.saoluis.ma.gov.br.

Emissão de Boletos

Para emitir o boleto, o contribuinte deve ter a inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF cadastrado no sistema. Ao acessar o portal da Semfaz, é necessário procurar a opção ‘IPTU’, selecionar ‘Emissão IPTU’ e inserir a inscrição imobiliária (nova com 17 dígitos ou antiga com 16 dígitos) ou o CPF vinculado ao cadastro. Após digitar o código de verificação, basta clicar em ‘Consultar débitos de IPTU’. Uma barra azul aparecerá com o endereço, permitindo ao contribuinte visualizar todos os débitos referentes ao imóvel e emitir a guia desejada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *