Foi de autoria do vereador Álvaro Pires, um requerimento de urgência que acabou por garantir a consulta pública sobre a implantação da Tarifa Zero, no transporte público coletivo de São Luís, que será realizada no dia do 1° turno da eleição na capital maranhense, dia 6 de outubro.
Além desse pedido, o parlamentar também apresentou um segundo reqequerimento para que seja Criada a FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA TARIFA ZERO – TRANSPORTE PÚBLICO, GRATUITO E DE QUALIDADE EM SÃO LUÍS.
Segundo ele, a medida é necessária para que após estudos de viabilidade, seja enviado ao Poder Executivo, um Projeto de Lei, que Autoriza o Poder Executivo a instituir o programa ”TARIFA ZERO”, a fim de assegurar aos trabalhadores, estudantes, aos beneficiários do Programa Bolsa Família e aqueles cidadãos de São Luís em situação de vulnerabilidade e desempregados, com o objetivo de assegurar o benefício no transporte público coletivo gratuito no Município de São Luís.
“Nós temos responsabilidade e estudo sobre a real situação do transporte público coletivo de nossa Capital, há de se destacar, que o Programa TARIFA ZERO não é “Liberou Geral”, o programa tem critérios que devem ser cumpridos tanto pelos usuários, tanto pelas Concessionárias e pelo Poder Público Municipal. Sabemos que com critérios claros, o programa se tornará plenamente viável, o qual certamente beneficiará diariamente, milhares de pessoas em São Luís”, afirmou Álvaro Pires, autor da proposta .