Desde sua chegada à Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) deixou claro seu compromisso em fazer um mandato diferenciado, priorizando uma comunidade frequentemente negligenciada: os Povos Originários.
Logo em sua primeira grande ação no parlamento maranhense, Ricardo Arruda abriu as portas da assembleia para representantes das comunidades indígenas das etnias Guajajara e Krikati, oriundas das regiões de Grajaú e Montes Altos, proporcionando-lhes uma visita inédita à “Casa do Povo”.
Os representantes das duas comunidades indígenas foram recebidos pela presidente da AL, deputada Iracema Alves (PSB), em um momento simbólico, no Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. O objetivo de Ricardo Arruda era ampliar o debate sobre questões importantes para os Povos Originários.
Na próxima quinta-feira (25), às 17h, no Plenário Nagib Haickel, a Assembleia Legislativa irá prestar uma homenagem à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, concedendo-lhe a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Beckman, a mais alta honraria do Poder Legislativo maranhense.
A proposta para essa homenagem partiu justamente do deputado Ricardo Arruda.
O evento contará com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), secretários estaduais, líderes indígenas de todo o estado e representantes de organizações da sociedade civil.
É uma situação que aguardamos com expectativa, mas ao que tudo indica, finalmente os Povos Originários estão sendo representados na Assembleia Legislativa.