Após um temporal ocorrido no domingo (9) que causou um apagão no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, a empresa que administra o terminal, CCR Aeroportos, foi notificada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA). O Procon-MA cobra esclarecimentos sobre as medidas tomadas para contornar o problema, as iniciativas para evitar que a situação se repita, e o ressarcimento de consumidores prejudicados.
A presidente do Procon-MA, Karen Barros, destacou que o Aeroporto de São Luís, por prestar um serviço essencial, precisa estar preparado para situações adversas como chuvas e temporais, a fim de garantir a segurança dos passageiros e a continuidade dos serviços com qualidade. A empresa notificada deverá informar as ações realizadas para resolver o problema, e após análise, o Procon-MA verá o cabimento ou não das sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
A administradora do aeroporto de São Luís explicou, em nota, que o sistema elétrico foi danificado devido à chuva e descargas elétricas. O apagão causou muitas reclamações por parte dos passageiros que chegavam e tentavam deixar a capital maranhense. Um voo, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi cancelado devido à situação. O aeroporto tem um prazo de 10 dias para responder ao Procon-MA após a notificação.