Montagem de arraial antes de licitação concluída pode parar na CPI em SL

Montagem de arraial antes de licitação concluída pode parar na CPI em SL

Notícias

Presidente da CPI, vereador Álvaro Pires (PSB), deve solicitar mais informações

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Contratos Emergenciais da Prefeitura de São Luís, vereador Álvaro Pires (PSB), declarou a imprensa, na tarde desta segunda-feira (10), que avalia levar ao colegiado o caso da montagem do Arraial da Cidade, instalado na Praça Maria Aragão, que iniciou-se antes da conclusão do processo licitatório para contratação de entidade responsável pela estrutura da festa.

o chamamento público realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para a execução do projeto São João 2024 – que diz respeito à produção da festa na Maria Aragão -, ainda não havia sido concluído quando o prefeito Eduardo Braide (PSD), ainda no dia 27 de maio, já divulgava em suas redes sociais vídeo com parte da estrutura montada.

O edital previa para exatamente aquele dia [27 de maio], a divulgação de um resultado preliminar do processo de licitação e incluía ainda o cronograma com prazo para recursos, entre os dias 28 e 30 daquele mês. O chamamento, portanto, ainda não havia sido concluído.

O resultado final após os recursos somente seriam divulgados no dia 31 de maio, mesma data para a formalização do termo de colaboração.

Estrutural parcialmente montada – Apesar disso, na ocasião em que Braide anunciou o Arraial da Cidade, parte da estrutura de palco já estava montada, como mostra vídeo publicado por ele em seu perfil no instagram.

“Vem aí, o São João de São Luís! Vai ter o nosso tradicional Arraial da Cidade, na Maria Aragão, que já começa no dia 5 de junho e claro, o nosso São João no Bairro levando a alegria para vários bairros da cidade. Ah, e daqui a pouco começo a divulgar as atrações nacionais pra vocês. Vamos curtir juntos o São João de São Luís, porque o Arraial do Brasil é aqui!”, publicou o prefeito.

Procurada, a Prefeitura de São Luís ainda não se manifestou sobre o assunto.

Contratos – Instalada na Câmara Municipal no início do mês de maio, a CPI dos Contratos Emergenciais iniciou há duas semanas os trabalhos, com a oitiva do ex-chefe da Central Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de São Luís, Washington Ribeiro Viêgas Neto. Na ocasião, ele fez uma série de revelações sobre a contratação, por dispensa de licitação, da Aroma & Sabor Alimentos Ltda. – nome fantasia, Pier 77 -, por R$ 18 milhões, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A empresa venceu processo para, “em caráter emergencial” prestar “serviços de nutrição e alimentação hospitalar”, contemplando as unidades Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (SocorrãoII), Casa de Parto Nazira Assub, Hospital da Criança, Pronto Socorro do Anil, CAPS AD, CAPS II e CAPS Infantil.

Segundo dados da Receita Federal, a Aroma & Sabor Alimentos Ltda. pertence a Arthur Henrique Segalla de Carvalho Pereira, que foi assessor de Braide na Assembleia Legislativa, quando este era deputado estadual. Além dele, aparece como sócio da empresa Dmitrii Gainer.

O advogado foi o primeiro chamado para ser ouvido porque acabou exonerado dias após a publicação, pela imprensa, do contrato. Depois disso, outros 14 funcionários da pasta também foram demitido pelo prefeito Eduardo Braide (PSD).

 

 

Fonte: Imirante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *