Maranhão recebe mais de 10 mil computadores do programa Computadores para Inclusão

Maranhão recebe mais de 10 mil computadores do programa Computadores para Inclusão

Notícias

O programa Computadores para Inclusão alcançou a marca de 10.717 equipamentos doados ao Maranhão desde a criação da iniciativa, em 2010. Coordenada pelo Ministério das Comunicações, a ação já contemplou 885 pontos de inclusão digital, com foco principalmente em escolas públicas, ampliando o acesso à tecnologia e fortalecendo oportunidades educacionais.

Além das doações, o programa também investe na capacitação profissional por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). No estado, já foram realizadas 622 formações, com cursos voltados à informática e à manutenção de computadores e celulares, contribuindo para qualificar jovens e ampliar chances de inserção no mercado de trabalho.

Em âmbito nacional, o Computadores para Inclusão já ultrapassou a marca de 70 mil computadores doados para escolas públicas, associações e projetos ligados à capacitação em tecnologia. A iniciativa estima ter impactado mais de 700 mil pessoas em todo o país, por meio do letramento digital e da formação para atuação com novas ferramentas tecnológicas.

O programa se apoia no conceito de economia circular, com o reaproveitamento de equipamentos considerados obsoletos por órgãos públicos. As máquinas passam por recondicionamento nos CRCs, são recuperadas e destinadas a instituições e comunidades como escolas, associações, centros socioeducativos, penitenciárias, comunidades indígenas e quilombolas, além de regiões rurais e remotas.

Mais do que entregas, o Computadores para Inclusão tem viabilizado a implantação de laboratórios de informática, ampliando o acesso ao conhecimento digital para diferentes faixas etárias, de crianças a idosos. Parte desse processo envolve alunos dos cursos oferecidos nos CRCs, que participam da recuperação dos equipamentos, adquirindo experiência prática e formação profissional.

A iniciativa também gera impacto ambiental. Os CRCs já garantiram a destinação correta de mais de 11 mil toneladas de resíduos eletrônicos, com mais de 1,2 milhão de equipamentos descartados de forma sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *