Moradores do Maranhão passam a contar, a partir deste domingo, 1º de fevereiro, com uma mudança significativa na telefonia fixa.
As ligações realizadas entre cidades maranhenses que utilizam o mesmo código DDD passam a ser cobradas como chamadas locais, deixando de ser consideradas ligações de longa distância.
A alteração foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da Resolução nº 768/2024, e atinge diretamente os DDDs 98 e 99, utilizados em todo o território maranhense.
Na prática, a medida amplia as áreas locais da telefonia fixa, passando a considerar como chamadas locais todas as ligações feitas entre municípios que compartilham o mesmo código nacional (CN).
Com isso, o número de áreas locais da telefonia fixa no Brasil será reduzido de 4.118 para apenas 67, simplificando o sistema.
REDUÇÃO DE CUSTOS E DISCAGEM
Com a mudança, os usuários do serviço de telefonia fixa no Maranhão poderão ter redução nos custos das ligações, já que as chamadas passam a ter tarifa local.
Além disso, a discagem será simplificada: para ligar para outro telefone fixo dentro do mesmo DDD, será necessário apenas discar o número do destinatário, sem o uso do código de operadora e do DDD.
Segundo a Anatel, a iniciativa faz parte de um processo de modernização das regras do setor de telecomunicações, com o objetivo de estimular a concorrência, ampliar a transparência para o consumidor e promover a harmonização e convergência dos serviços.
A Agência ressalta que a mudança não implica em alteração no número telefônico dos usuários, mantendo-se exatamente o mesmo padrão atual.
O Maranhão integra o grupo de estados contemplados na segunda etapa do cronograma nacional, ao lado de Amazonas, Amapá, Pará e Roraima.
A Anatel prevê que a implantação das novas Áreas Locais do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) ocorra em nove etapas, com conclusão prevista para junho de 2026, quando todo o país estará adaptado ao novo modelo.
