O crime foi registrado no início deste mês, na cidade de São Mateus do Maranhão, a cerca de 200 km de São Luís.
Na última terça-feira (17), um jovem de 18 anos foi preso no estado de São Paulo, suspeito de estuprar uma criança de oito anos no município de São Mateus do Maranhão, distante 200 km de São Luís. De acordo com as investigações da delegacia local, o suspeito teria abusado de sua própria prima no início deste ano.
A vítima relatou os abusos à sua mãe e avó, revelando ainda que outro primo, de 20 anos, também a teria abusado. Este último foi preso em agosto deste ano, no Distrito Federal. A mãe da criança, por sua vez, foi alvo de um mandado de prisão temporária sob suspeita de omissão diante da ação criminosa dos primos da vítima.
A mulher, porém, descumpriu recomendações do Conselho Tutelar para afastar a criança do ambiente onde residia, vizinha a seus abusadores.
No decorrer do interrogatório, a mãe apresentou depoimentos conflitantes, na tentativa de encobrir os abusadores, o que resultou em sua prisão temporária pela Polícia Civil.
As autoridades receberam informações anônimas sobre o possível paradeiro do segundo envolvido no crime. A Delegacia de São Mateus acionou o Centro de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão, que contatou a Polícia Civil de São Paulo. O jovem foi localizado na cidade de Paulínia (SP), onde o mandado de prisão preventiva contra ele foi cumprido.
O suspeito foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável e encontra-se à disposição da Justiça.