Janaína cobra medidas contra violência na Região Tocantina e denuncia caso de agressão em Imperatriz

Janaína cobra medidas contra violência na Região Tocantina e denuncia caso de agressão em Imperatriz

Política

A deputada Janaína (Republicanos) repercutiu, na sessão plenária desta terça-feira (25), a escalada de violência que voltou a atingir a Região Tocantina e solicitou providências imediatas do Governo do Maranhão. Na tribuna, a parlamentar também reforçou demandas já encaminhadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A deputada relatou o assassinato do jovem Kleber Costa, de 22 anos, morto por disparo de arma de fogo em Amarante. “Já havíamos solicitado a implantação de um posto policial na região das Alvoradas, área com mais de cinco mil habitantes e marcada por homicídios, violência sexual e roubos. É uma zona extensa, o que dificulta o atendimento policial e facilita a fuga de criminosos. Essa comunidade vive há anos em situação de vulnerabilidade e precisa de uma ação urgente”.

Durante o discurso, Janaína reforçou que encaminhou novo pedido de reforço policial ao 34º Batalhão, além de articular, junto ao deputado federal Marreca Filho (PRD), o envio de uma viatura para ampliar as rondas ostensivas na região.

Violência contra a mulher

A parlamentar também repercutiu o caso da mulher brutalmente agredida pelo companheiro na Vila Zenira, em Imperatriz. O crime foi registrado pelo filho da vítima e amplamente divulgado nas redes sociais. O agressor, com histórico criminal e condenado por homicídio, foi solto em menos de 48 horas após o episódio.

“Aquilo é impossível de assistir sem estremecer. A angústia daquela mulher e daquela criança é algo que nos desarma. E, ainda assim, mesmo com todas as provas, aquele agressor voltou às ruas. Com um agressor desse na rua, todas nós, mulheres, ficamos com medo. O que mais uma mulher precisa provar para ser protegida?”, questionou.

A deputada Janaína cobrou atuação firme do Judiciário e do Ministério Público, pedindo a reavaliação do caso. Em aparte, as deputadas Dra. Vivianne (PDT) e Daniella (PSB) reforçaram apoio e destacaram a necessidade de revisão urgente das brechas legais que possibilitaram a soltura.

A parlamentar informou ainda que se reuniu com o secretário de Estado da Saúde, Orleans Brandão, para entregar um relatório com denúncias envolvendo a maternidade de Imperatriz. “O documento reúne relatos de pacientes e profissionais sobre problemas estruturais e administrativos que precisam ser investigados”, afirmou.

Premiação da Unale

Por fim, a deputada Janaína informou que a Assembleia Legislativa do Maranhão foi selecionada como finalista no ‘Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2025’. O Parlamento Estadual concorre na categoria ‘Projetos Especiais’, com o Programa Escola Informada, que capacita profissionais da educação infantil para identificar sinais de violência e abuso sexual em crianças.

“É uma alegria enorme ver o reconhecimento da capacidade técnica desta Casa. Agradeço à presidente Iracema Vale e ao Complexo de Comunicação, que abraçaram esse projeto. Vamos ao Rio Grande do Sul buscar esse prêmio”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *