A população da cidade de Grindavik, na Islândia, precisou ser retirada pela Defesa Civil neste sábado, 11, após o território sofrer com mais de 800 terremotos entre quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10. A cidade de 3,4 mil habitantes fica na região costeira da Islândia. O monitoramento do local indicou que um corredor de magma se movimenta em direção à superfície e possui cerca de 10km de comprimento. Autoridades da cidade também emitiram um alerta de maior risco de erupção vulcânica. Além do risco que oferece à população, as erupções vulcânicas também representam risco para a malha aérea, tendo em vista que o lançamento de cinzas abrasivas na atmosfera podem ocasionar falhas nos motores dos jatos e danificar os sistemas de controle de voo. Em 2010, um vulcão entrou em erupção no país causou interrupção em viagens aéreas na Europa e na América do Norte, ocasionando o cancelamento de mais de 100 mil voos. Nas redes sociais, habitantes de Grindavik compartilharam momentos em que os abalos sísmicos assustaram os habitantes da cidade. “Largas rachadura estão sendo encontradas em vários lugares”, disse um usuário do X (antigo Twitter). Confira:
Video: Extensive damage was found in Grindavík, #Iceland today. Large cracks can be seen in many places. I havent seen any information/images about damage to houses/buildings…
Grindavik Road Administration pic.twitter.com/bz5PbYsMKK
— Volcaholic (@volcaholic1) November 11, 2023
ALL ROAD TO AND OUT OF GRINDAVIK ARE NOW CLOSED !!!#icelandvolcano #IcelandEarthquakes #Iceland #Grindavik #sismo #Reykjanes pic.twitter.com/AvWCVPjkAF
— Shadab Javed (@JShadab1) November 11, 2023