A obra tem execução prevista para 12 meses e deve resgatar uma área que foi descaracterizada por falta de infraestrutura
“Quando eu comecei a trabalhar na Ponta d’Areia, lá era muito movimentado. Se você quisesse trabalhar dia e noite, trabalhava. Mas agora ela está abandonada, e o nosso movimento caiu muito. Esperamos que com a revitalização o movimento volte a melhorar”, comentou o comerciante Cristiano Castro Costa, que trabalha na Praça do Sol há mais de 30 anos.
Cristiano será um dos comerciantes beneficiados com a requalificação urbana da Praça do Sol, na Ponta d’Areia, em São Luís. A ordem de serviço aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões, nesta segunda-feira (29), após indicação feita pelo deputado estadual Carlos Lula (PSB).
“A gente fica muito feliz, pois fizemos a indicação ao governador Carlos Brandão, no ano passado, para revitalizar exatamente esse pedaço da Ponta d’Areia. E ele, sensível, assina agora a ordem de serviço para a revitalização da Praça do Sol. Será uma grande obra, que vai impactar o turismo, renda, vai impactar o viver do dia a dia de quem mora por ali, uma obra importante para o Maranhão”, avaliou Carlos Lula.
Já o presidente da Cooperativa dos Bares da Orla da Ponta d’Areia, Fernandes Jesus, destaca os benefícios que os donos de bares esperam do projeto. “Pelos anos que a gente está sofrendo naquela praça, o que nós esperamos desse projeto é que venha nos beneficiar. Que ele seja muito bom para São Luís e para o Estado, porque o que esperamos é que favoreça o turismo, pois, automaticamente, vai aumentar a movimentação. E quanto à conservação da praça, nós nos responsabilizamos, pois temos a cooperativa exatamente para isso”, pontuou Fernandes.
Resgate
A obra tem execução prevista de 12 meses e deve resgatar uma área que há muito tempo foi descaracterizada por ocupações irregulares e falta de infraestrutura. Estão previstas ações de contenção e acessibilidade, além de identidade e memória.
A requalificação da Praça do Sol também deve valorizar a identidade cultural maranhense, resgatando a figura lendária da Sereia da Ponta d’Areia. A iniciativa busca preservar a memória coletiva e fortalecer a diversidade cultural da região.