Filhos com TEA de servidores da Educação podem ter matrícula garantida na escola onde os pais trabalham

Filhos com TEA de servidores da Educação podem ter matrícula garantida na escola onde os pais trabalham

Política

A Câmara Municipal de São Luís iniciou a tramitação do Projeto de Lei Nº 0413/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), que visa assegurar a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito à matrícula na mesma unidade escolar onde seus responsáveis legais trabalham. A medida é voltada, especificamente, para filhos ou menores sob guarda de servidores da Rede Municipal de Ensino.

A garantia da vaga abrange estudantes regularmente matriculados na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental. O benefício se estende não apenas aos filhos biológicos, mas também aos menores que estejam sob guarda judicial do servidor, desde que convivam no mesmo domicílio.

De acordo com o texto da proposta, para que a matrícula seja efetivada, o projeto estabelece alguns critérios técnicos: é necessário haver existência de vaga na unidade e a escola deve ofertar a etapa e os anos escolares compatíveis com a trajetória educacional do aluno, conforme a regulamentação vigente.

Na justificativa da proposta, o vereador Paulo Victor destaca que o objetivo central é facilitar a rotina e a logística dos servidores que possuem dependentes atípicos. O parlamentar argumenta que a presença do estudante na mesma unidade de trabalho do responsável proporciona “maior conforto, segurança e qualidade de vida além de contribuir para a redução de deslocamentos diários e otimização do tempo familiar”.

Trata-se de uma proposta que concilia a valorização dos servidores públicos municipais e a proteção do direito à Educação das crianças e adolescentes com TEA”, afirmou Paulo Victor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *