O deputado estadual Eric Costa (PSD) criticou o serviço de abastecimento de água ofertado pela Caema no município de Barra do Corda. Durante discurso na sessão plenária desta quarta-feira (27), o parlamentar pontuou que muitas famílias barra-cordenses são penalizadas com o sistema de cobrança da companhia, o qual o deputado classificou como “injusto”.
“A cidade de Barra do Corda enfrenta um grave problema de abastecimento de água que não é de agora. Estamos buscando levar algumas soluções, mas é de imediato que essa Casa se posicione e estou fazendo esse encaminhamento em nome dos cidadãos injustiçados”, iniciou Eric Costa.
Da tribuna, o deputado denunciou também que, em muitas casas, não há o hidrômetro para verificar a quantidade de consumo da água. Dessa forma, a Caema faz a cobrança pelo tamanho do terreno. “A Caema emite uma fatura mensal como se entregasse água para as pessoas 30 dias no mês. Existe na minha cidade, em Barra do Corda, bairros que recebem água uma vez por semana, mas como não há hidrômetro, a Caema todos os meses emite a fatura”, disse.
Ainda em seu pronunciamento, o deputado evocou o Código de Proteção e Defesa do Consumidor solicitando que a Caema faça ajustes no seu sistema de cobrança. “Para que a Caema suspenda, de imediato, todas as cobranças em áreas que não têm o fornecimento de água efetivo. Isso é uma questão de justiça e defesa do consumidor”, colocou.
Já nos locais onde a companhia faz o revezamento no abastecimento, ou seja, disponibiliza água uma vez por semana, o deputado solicitou que a Caema faça um levantamento proporcional, efetuando a cobrança somente dos dias que forneceu água.
“Não pode a Caema cobrar por 30 dias de água e entregar somente quatro ou cinco dias. Estarei tratando diretamente com a direção da Caema e, se for o caso, levarei para o governador não só esses ajustes, mas pedindo também os investimentos para que possamos aumentar a capacidade de distribuição de água em Barra do Corda”, frisou.
