A Confederação Brasileira de Futebol sorteou, nesta quarta-feira (9), os 16 jogos da terceira fase da Copa do Brasil de 2025. As datas dos jogos ainda não foram divulgadas, mas a CBF já anunciou que as partidas de ida devem ser realizadas entre os dias 29 e abril e 1º de maio. Já os duelos da volta são esperados para os dias 20, 21 e 22 do maio.
Pouco depois, a entidade máxima sorteou os mandos de campo, com a regra de que dois times da mesma cidade não poderiam jogar no mesmo dia. Assim, foram necessários alguns “direcionamentos”. Em caso de empate na soma dos dois resultados, o classificado sairá em confronto de pênaltis, afinal, o gol fora de casa não é critério de desempate há alguns anos. Ao fim da terceira fase, um novo sorteio será feito para definir os confrontos das oitavas.
O único duelo entre equipes da Série A é entre o tetracampeão Palmeiras e o Ceará, que ainda busca o primeiro título, com o primeiro jogo no Castelão. Campeão em 2023, o São Paulo pega o Náutico com a primeira partida no Morumbis. Eliminado na semifinal do ano passado, o Corinthians encara o Novorizontino, com o primeiro duelo no interior paulista. Já o Santos, atual campeão da Série B, estreia no torneio em 2025 recebendo o CRB.
Atual campeão e dono de quatro taças, o Flamengo encara o Botafogo-PB, com a primeira partida na Paraíba. Dessa forma, o Fluminense jogará em casa a ida do duelo com a Aparecidense (GO). Já o Botafogo, atual campeão brasileiro e da Libertadores, começará nova caminhada em busca de seu primeiro título de Copa do Brasil enfrentando o Central-DF, com o primeiro jogo no Nilton Santos. O Vasco visita o Operário-PR no Jogo 1.
Maior campeão, com cinco troféus, o Cruzeiro estreia mandando o jogo contra o Vila Nova. Assim, o Atlético jogará fora de casa, diante do Maringá. Ainda na primeira semana, o Internacional recebe o Maracanã, enquanto o Grêmio visita o CSA.
Formato do sorteio
O sorteio, portanto, teve 32 times. Desse total, 20 começaram na primeira fase da Copa do Brasil e avançaram até aqui. Eles se juntaram a outros 12 times já classificados previamente, por diversas razões. São eles: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Inter, São Paulo, Corinthians e Bahia (Libertadores-2025); Santos (campeão da Série B 2024), CRB (campeão da Copa do Nordeste 2024), Paysandu (campeão da Copa Verde 2024) e Cruzeiro, classificado via Brasileirão 2024.
Os times foram divididos em dois potes, ordenados de acordo com o ranking de clubes da CBF. Os 16 primeiros ranqueados foram para o pote 1, enquanto os demais, portanto, ficaram no pote 2.
Veja todos os confrontos*
- Operário-PR x Vasco
- Fluminense x Aparecidense
- Paysandu x Bahia
- Botafogo x Capital-DF
- Internacional x Maracanã-CE
- Retrô-PE x Fortaleza
- Brusque x Athletico
- Ceará x Palmeiras
- Maringá x Atlético-MG
- Botafogo-PB x Flamengo
- São Paulo x Náutico
- Cruzeiro x Vila Nova
- Santos x CRB-AL
- Novorizontino x Corinthians
- Criciúma x Red Bull Bragantino
- CSA x Grêmio
*Times da direita fazem o segundo jogo em casa