Deputado pediu que Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia convide a equipe do IBGE para esclarecer sobre dados
O deputado Cláudio Cunha (PL) questionou, na sessão plenária desta terça-feira (30), os critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a inclusão de municípios na situação de extrema pobreza. O parlamentar referiu-se aos 40 municípios maranhenses incluídos pelo IBGE entre os mais pobres do Brasil.
“Matões do Norte, que vai ali para a Região dos Cocais, é fazenda de um canto a outro. Santo Amaro, Primeira Cruz, Araguanã, que também é fazenda para um lado e para outro. Com certeza, tem PIB maior do que esse que está aqui. São Bento acaba de ser contemplado com estudo para ser implantada uma Caixa Econômica Federal na cidade. Como é que pode estar nessa linha da pobreza?”, indagou o deputado Cláudio Cunha.
O parlamentar pediu que a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa convide a equipe técnica do IBGE para esclarecer sobre esses dados, uma vez que a maioria dos municípios maranhenses incluídos entre os de extrema pobreza têm recebido grandes investimentos.
“Como é que os americanos usam e abusam da nossa base de Alcântara, milhões e milhões de reais investidos, e Alcântara pode estar como município mais pobre do Brasil, gente?! Tem que ter um esclarecimento. A gente não pode passar essa vergonha nacional. Se o IBGE provar para esta Casa, provar para a sociedade maranhense, juntamente com os seus técnicos, que está tudo errado, que esses 40 municípios são pobres mesmo, aí a gente vai aceitar essa realidade”, afirmou Cláudio Cunha.