A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na tarde desta segunda-feira (11), uma homenagem a servidores da Casa, que faleceram nos últimos meses. Intitulado de “Celebração da Missa da Saudade”, o evento contou com a presença de amigos, servidores e familiares que se uniram para agradecer a oportunidade de ter convivido por vários anos com os homenageados.
A cerimônia, realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, foi conduzida pelo padre Robério Lima, pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro do Coroadinho. Na oportunidade, o pároco falou sobre a esperança na ressurreição e afirmou que a celebração é um “abraço espiritual” a todos os servidores que partiram.
“Essa celebração é um abraço espiritual a todos os que partiram. É com essa esperança que nós estamos aqui. E o que nós queremos fazer aqui? Primeiro agradecer a Deus por nos ter dado essas pessoas que enquanto viveram foram marcadas por suas alegrias”, declarou.
A celebração póstuma, organizada pelos funcionários do Legislativo com apoio da presidência da Casa, foi em homenagem aos servidores Oswaldo Pacheco Ribeiro, Ruy Alberto, José Augusto Castro, Itajacy Braga Lopes, Maria José Gomes Frazão, Maria Idêne Santos e Penha Fontenele.
Além de reunir amigos e colegas dos servidores falecidos, a homenagem póstuma contou com leitura de textos bíblicos. Na opinião do co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, a celebração serviu para relembrar os colaboradores falecidos e reconhecer o trabalho daqueles que prestaram seus serviços ao órgão que representa os interesses de mais de um milhão de pessoas.
“A missa da saudade fazendo memória e recordação da vida e da caminhada dos companheiros que trabalharam na Câmara por mais de três décadas é mais do que justa. É uma homenagem justa aos servidores que serviram a população de São Luís que prestaram seus serviços no órgão que representa os interesses de mais de um milhão de pessoas”, disse.
Rafael Lopes, filho do servidor Itajacy Braga, ocupou a tribuna para agradecer o carinho que a Casa prestou ao pai. Bastante emocionado, lembrou que o genitor deixou saudade por ter sido um pai maravilhoso.
“Aproveito a oportunidade para agradecer a Deus por esse pai maravilhoso. Meu pai trabalhou na Câmara por 35 anos. Aqui ele nos educou e nos sustentou. Então, eu sou muito grato a essa Casa”, afirmou.
A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), também prestigiou a solenidade para prestar os bons sentimentos que dominaram a cerimônia. O ato também contou com a presença dos co-vereadores Eunice Chê e Flávia Almeida.
Foram homenageados Oswaldo Pacheco Ribeiro, Ruy Alberto, José Augusto Castro, Itajacy Braga Lopes, Maria José Gomes Frazão, Maria Idêne Santos e Penha Fontenele.