Nesta quinta-feira (3), a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou a abertura de uma investigação sobre possíveis práticas anticoncorrenciais no mercado de combustíveis. A ação foi tomada após a identificação de indícios de que distribuidoras e revendedores não estariam repassando ao consumidor final as reduções nos preços feitas pelas refinarias.
A manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU), produzida pelo Departamento de Assuntos Extrajudiciais da Consultoria-Geral da União (DAEX/CGU), foi baseada em informações fornecidas pela Secretaria Especial de Análise Governamental, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, e pela Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia.
O documento foi encaminhado a vários órgãos como: Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Polícia Federal, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e à Procuradoria Nacional da União de Patrimônio Público e Probidade — unidade da AGU ligada à Procuradoria-Geral da União (PGU) — com a solicitação de apuração dos indícios levantados.
Os dados reunidos pelos documentos encaminhados à AGU apontam indícios de práticas anticoncorrenciais na formação dos preços de gasolina, de óleo diesel e de GLP ao longo da cadeia de abastecimento de combustíveis, especialmente nos elos de distribuição e revenda de combustíveis.
Uma nota informativa do Departamento de Combustíveis Derivados de Petróleo, do Ministério de Minas e Energia, que compõe o conjunto documental analisado, destaca que os reajustes aplicados por distribuidores e revendedores, em todo o território nacional, nem sempre acompanham de forma proporcional os ajustes feitos pelas refinarias, o que prejudica os consumidores.
Entre julho de 2024 e junho de 2025, observando os reajustes de preços efetuados pela Petrobras em suas refinarias, foram identificados sete reajustes nos preços de gasolina, óleo diesel e GLP, sendo três de aumento de preços e quatro de redução de preços.
Segundo a nota informativa do Ministério de Minas e Energia, nos casos de aumento, os distribuidores e revendedores repassaram integralmente os reajustes ao consumidor final. Já nas reduções, os valores repassados foram inferiores aos cortes feitos pela refinaria, gerando ganhos adicionais para os intermediários e prejuízo para os consumidores.
Polícia
Queda nos acidentes e mortes marca o primeiro semestre nas rodovias federais do Maranhão
Balanço da PRF aponta redução nos sinistros, mas alerta que a imprudência continua sendo a principal causa das ocorrências graves.
Concursos e Emprego
Disponíveis vagas de emprego com diferentes níveis de escolaridade na APAE de São Luís
Os interessados devem enviar o currículo atualizado para o e-mail: vagas@apaesaoluis.org.br.
Esportes
Copa do Mundo de Clubes: Fluminense enfrenta o Al-Hilal e Palmeiras encara o Chelsea
Na fase anterior, o tricolor eliminou a Inter de Milão. O alviverde eliminou o Botafogo
Entretenimento e Cultura
‘Freed From Desire’: música da Copa do Mundo de Clubes explode no Spotify
Em junho de 2025, Freed From Desire teve um crescimento de 854% de reproduções em comparação com o mesmo mês no ano passado
Saúde
Especialistas explicam as causas de mãos frias o tempo todo
Sentir as pontas dos dedos geladas mesmo sob o sol ou com agasalho pode parecer normal, no entanto especialistas alertam que esse incômodo tem origens que vão além da temperatura
Negócios
Atacarejo VemKiTem anuncia data de reinauguração
Loja volta ainda maior, mais moderna e com novas funcionalidades. Reabertura está marcada para 18 de julho, sexta-feira.
IMfoco
Arraial da Assembleia 2025
O IMfoco do O Imparcial registrou os melhores cliques dessa celebração que reuniu tradição e acolhimento.