Achado inédito revela pegadas de dinossauros na Amazônia brasileira

Achado inédito revela pegadas de dinossauros na Amazônia brasileira

Notícias

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Roraima (UFRR) revelaram uma descoberta inédita sobre a presença de dinossauros na Amazônia brasileira. Pegadas fossilizadas foram encontradas em rochas na região e apresentam diferentes tamanhos e formatos.

As marcas só foram identificadas em 2011, quando um professor de geologia da universidade notou um padrão incomum nas formações rochosas. Desde então, foram 14 anos de pesquisas até a confirmação de que as crateras eram, de fato, pegadas deixadas por dinossauros que habitaram a região há cerca de 110 milhões de anos.

Pegadas de dinossauros encontradas em Roraima são estudadas há mais de 10 anos. — Foto: JPavani/Reprodrução

Atualmente, o local pertence a comunidades indígenas e propriedades rurais na cidade de Bonfim, em Roraima, quase na fronteira entre o Brasil e a Guiana. Durante as investigações, também foram encontrados fósseis de vegetais que se desenvolveram na mesma época e contribuíram para a formação do lavrado, bioma típico do estado.

Com o avanço dos estudos, os pesquisadores agora defendem a criação de um parque geológico na área, com o objetivo de incentivar o turismo científico e abrir espaço para novas descobertas sobre o passado pré-histórico da Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *