A maranhense Rayssa Leal, a ‘rainha da pista’, conquista o pentacampeonato do STU Rio

A maranhense Rayssa Leal, a ‘rainha da pista’, conquista o pentacampeonato do STU Rio

Esporte

— Estou feliz demais, muito bom estar em casa, no Brasil. Feliz em fazer tudo o que queria, acertei as minhas voltas e estou feliz em andar de skate com os meus amigos — disse Rayssa, logo após a competição. — A vontade de vencer nunca passa.

Rayssa foi campeã com a nota 75.69, à frente da australiana Chloe Covell (70.55) e da holandesa Keet Oldenbeuving (58.78). As brasileiras Gabriela Mazetto, Maria Lucia e Isabelly Avila também disputaram a final.

Rayssa chegou à pista ovacionada pelo público, claramente considerada “a favorita da galera”. Entrou ao som “rainha da pista”, sucesso do grupo Cone Crew e fez uma primeira volta impecável e garantiu a melhor nota da rodada inicial, 75.69 (e a nota do título). Ao final de sua apresentação fez reverências ao público, que vibrava a cada manobra. Para encerrar a segunda sessão, Rayssa vinha bem, mas caiu na best trick da volta e assim, descartou a nota 64.00.

A final teve uma interrupção de cerca de 20 minutos, por causa da chuva, antes da terceira e última volta.

Rayssa Leal liderava com 75.69, seguida pela australiana Chloe Covell (70.55), a holandesa Keet Oldenbeuving (58.78), e as brasileira Gabi Mazzetto (55.23), Maria Lúcia (40.50), e Isabelly Avila (25.68).

Na final do street, diferentemente das outras fases, que tinham apenas duas voltas por participante, a decisão levou em consideração três apresentações, com apenas uma sendo considerada.

Na retomada da competição, Chloe fazia uma volta perfeita tecnicamente, mas caiu na última manobra. Ela tinha chance de passar Rayssa, mas recebeu nota na casa dos 52 pontos. A australiana, finalista olímpica em Paris 2024 e hoje com 15 anos, foi às lágrimas.

As skatistas entraram na pista, uma atrás da outra, e não conseguiram passar a Rayssa, que tinha ainda a última volta.

Quando entrou para a última apresetação, já com o ouro garantido, Rayssa caiu ao tentar uma manobra especial. Rayssa, que havia avançado à final ao obter a melhor volta da semifinal, saiu correndo para abraçar as adversárias e comemorar o quinto título do STU Rio.

Agora, a campeã se programa para o Super Crown, em São Paulo, no dia 7 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *