Durante entrevista concedida à Rádio Assembleia (96,9 FM) no programa ‘Diário da Manhã’ desta quinta-feira (27), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), juntamente com o vereador Álvaro Pires (PMN), discutiram sobre os impactos da greve dos rodoviários na rotina dos ludovicenses.
Ao ser questionado pelo jornalista Ronald Segundo, o vereador Francisco Chaguinhas criticou o sistema de transporte público da cidade, alegando que tem sido negligenciado e sucateado ao longo dos anos, mesmo com a assinatura de contratos que, em teoria, previam melhorias nos serviços. “O que observamos é que esses contratos não passavam de uma cortina de fumaça, pois de 2016 para cá, o atendimento à população foi decaindo. Hoje, nós temos um transporte carcomido por falta de uma política e gestão pública eficientes, uma vez que é uma parceria público-privada, de um lado os empresários e, do outro, a Prefeitura”, afirmou o presidente da Câmara.
Além disso, Chaguinhas cobrou maior responsabilidade da gestão municipal em relação ao transporte público de São Luís e ressaltou a importância de um acordo entre a Prefeitura e os empresários para solucionar o problema. O vereador Álvaro Pires, que é membro da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara e participou da CPI do Transporte, acrescentou que um relatório com soluções para o problema do transporte público da capital foi entregue à Prefeitura e ao Ministério Público, mas falta gestão e compromisso dos empresários. “Infelizmente, quem paga a conta é a sociedade”, concluiu.