A Câmara de São Luís terá uma reunião amanhã, sexta-feira (28), a partir das 9h, com o novo secretário de trânsito e transporte, Diego Rodrigues, a pedido do vereador Álvaro Pires (PMN). O objetivo da reunião é apresentar os relatórios e esclarecimentos sobre a auditoria da empresa Planum no sistema tarifário do transporte público.
O encontro acontece em meio a uma nova greve no transporte público da capital, que começou nesta terça-feira (25) e deve ser discutida na reunião. Na sessão da última quarta-feira (26), o tema foi abordado pelos vereadores.
Álvaro Pires, autor do ofício que gerou a convocação, já havia criticado o reajuste no preço das passagens por descumprimento do edital de licitação homologado em 2016. Agora, Pires aponta que a Planum, empresa vencedora da licitação para realizar os estudos e auditoria contratados pela Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT), não cumpriu o objeto contratado.
Por isso, o parlamentar cobra explicações sobre a auditoria, o que resultou na convocação. “Baseado na Lei Orgânica do Município e na Lei de Acesso à Informação, nós solicitamos, em caráter de urgência, a apresentação dos estudos e relatórios da autoria contratada pela SMTT junto à Planum”, explica o autor do pedido.
Greve
É importante ressaltar que São Luís continua sem ônibus por causa da greve geral do sistema que já dura três dias, e não há acordo entre as partes envolvidas. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) afirma que a questão em disputa é o reajuste salarial de 7% acordado previamente entre o órgão e a Prefeitura de São Luís. O SET divulgou uma nota informando que a Prefeitura não cumpriu com o acordo.
Repercussão
Durante esta semana, os vereadores de São Luís se pronunciaram sobre a greve dos ônibus na cidade. Um dos destaques foi a declaração do presidente da Comissão de Mobilidade Urbana, Regulação Fundiária e Ocupação do Solo Urbano (COMRFOSU), vereador Astro de Ogum (PCdoB), que afirmou que o transporte público na capital está morto. O vereador Octávio Soeiro (Podemos) pediu a implantação do Conselho Permanente de Usuários de Transporte e Prestadores de Serviços.