Maranhão registra recorde com mais de 33 mil novas empresas abertas no primeiro semestre de 2025

Maranhão registra recorde com mais de 33 mil novas empresas abertas no primeiro semestre de 2025

Economia

O Maranhão registrou, no primeiro semestre de 2025, o maior número de empresas abertas da sua história: Foram 33.751 novos negócios formalizados entre janeiro e junho, um aumento de 20,4% em relação ao mesmo período de 2024.

O resultado, divulgado pela Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), é o melhor já registrado para os primeiros seis meses do ano e reforça o momento positivo do estado no que diz respeito ao ambiente de negócios e ao empreendedorismo.

As micro e pequenas empresas (MPEs) foram protagonistas nesse avanço, respondendo por mais de 91% das aberturas. O setor de serviços liderou o número de registros, com 16.014 novos empreendimentos e um crescimento de 24% no semestre. Em seguida, vieram os setores de construção civil, indústria, agropecuária e comércio — este último, apesar de manter o segundo maior volume de aberturas, perdeu a liderança na taxa de crescimento para áreas com maior dinamismo e expansão nos últimos anos.

Os municípios com maior volume de formalizações foram São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Balsas, que concentraram boa parte das novas empresas abertas no período.

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, os resultados refletem um esforço coordenado de modernização da gestão pública e fortalecimento do ambiente empreendedor.

“Alcançar mais esse recorde é um reflexo direto de um ambiente de negócios mais moderno, simplificado e digital. E converge com a posição de destaque que o Maranhão passou a ocupar no cenário nacional. De acordo com divulgação recente do Centro de Liderança Pública (CLP), o estado lidera o Nordeste e alcançou a 4ª colocação entre as unidades da federação com maior taxa de crescimento econômico. Isso demonstra que o Maranhão Digital e o aumento na abertura de empresas estão diretamente ligados a um cenário econômico mais sólido, impulsionado por políticas públicas consistentes de incentivo ao empreendedorismo”, destacou.

O governador Carlos Brandão também comemorou o resultado e reforçou a importância do ambiente favorável aos negócios. “Estamos construindo um Maranhão mais moderno, competitivo e inclusivo. O recorde de empresas abertas neste semestre mostra que nossas políticas públicas estão gerando resultados concretos para a economia do estado. Desde o início da nossa gestão, já somamos 100 mil novas empresas ativas. Um ambiente de negócios forte, com mais oportunidade, emprego e renda para os maranhenses”, afirmou o governador, em suas redes sociais.

Com a tendência de crescimento mantida, a expectativa é que o Maranhão encerre 2025 com um novo recorde anual de abertura de empresas, fortalecendo ainda mais o papel das MPEs na geração de emprego e renda do estado.

*Fonte: Governo do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *