De acordo com IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), São Luís é a segunda capital do Brasil que teve a maior inflação no mês de maio.
Batata, tomate, perfume, gasolina e energia elétrica residencial, foram os itens que contribuíram para colocar São Luís nesse patamar nada invejável.
A capital maranhense também apresentou a segunda maior variação percentual de preços no mês de maio, registrando 0,63%, ficando atrás apenas de Porto Alegre, capital gaúcha afetada pelas enchentes.
Na cidade com a inflação mais alta, somente alimentação e bebidas tiveram um aumento de 2,63%, enquanto os transportes subiram 0,74%. Goiânia foi a única cidade a registrar deflação, com uma queda de -0,06%.
São Luís iniciou o ano de 2024 com taxas elevadas de inflação, e em todos os meses até agora, a alta de preços ao consumidor na capital maranhense tem se mantido acima da média nacional. Nos primeiros cinco meses do ano, o índice acumulado atingiu 4,09%, superando a média do Brasil, que foi de 2,27%.