Teste conhecido como “gaokao” serve como porta de entrada para as melhores universidades do país
Um número recorde de estudantes do ensino médio em toda a China começou a fazer o maior teste acadêmico do mundo, em um país que luta contra uma economia em desaceleração e oportunidades cada vez menores para jovens graduados.
O Exame Nacional de Admissão à Faculdade, conhecido como “gaokao”, dura dois dias.
Ele também foi anunciado pela imprensa estatal chinesa como o exame de admissão à faculdade “mais difícil do mundo” devido à competitividade e intensidade.
Nele, os alunos mostram tudo o que aprenderam em 12 anos através testes de disciplinas que duram menos de duas horas cada.
Mais de 13,4 milhões de alunos se inscreveram para o exame neste ano, superando o recorde do ano passado de 12,9 milhões de pessoas, tornado a prova de 2024 o maior “gaokao” já realizado na China.
Pressão crescente por bom resultado
Os estudantes chineses passam anos estudando para o exame, pois precisam de pontuação alta para entrar nas melhores universidades do país.
O exame inclui disciplinas como Literatura Chinesa, Matemática, Inglês, Física, Química, Política e História.
Além de cansativo, a esmagadora maioria dos alunos tem apenas uma chance no teste.
E o espectro do crescimento econômico lento da China e do desemprego crescente entre os jovens aumentou a pressão para ter um bom desempenho.
Nesta sexta-feira (7), o primeiro dia do exame, muitos pais esperaram ansiosamente do lado de fora dos portões de escolas depois de deixar seus filhos para o teste.
Muitos pais e professores estavam vestidos de vermelho, a cor da vitória na China, e alguns seguravam girassóis — considerada uma flor auspiciosa para o sucesso acadêmico.
Reserva de táxis para a prova
As autoridades implementaram uma série de medidas para manter a ordem e a estabilidade nos locais de exame.
Em Pequim, a polícia de trânsito estava nas ruas às 6 da manhã para ajudar a suavizar e reduzir o trânsito em torno de uma escola perto do Palácio de Verão, um famoso ponto turístico, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
Em Xangai, os pontos de táxi começaram a aceitar reservas para alunos que farão o exame há uma semana, ainda segundo a Xinhua.
Apoio internacional
As redes sociais chinesas foram inundadas com mensagens de boa sorte e incentivo, com “gaokao” sendo o principal tópico de pesquisa na plataforma Weibo, semelhante ao X.
Muitas celebridades chinesas — e até mesmo algumas estrelas internacionais — postaram nas redes sociais desejando boa sorte aos candidatos.
A lenda do futebol britânico David Beckham postou uma mensagem de apoio no Weibo, onde ele tem 10 milhões de fãs.
“Só quero dizer ‘boa sorte’ a todos os alunos que farão seus exames em breve. Vocês trabalharam muito duro. Jin Bang Ti Ming!”, afirmou Beckham em um vídeo, adotando uma frase chinesa que significa alcançar honras e sucesso em exames importantes.