Técnicas para a redação, dicas e cursos

Oratória: como melhorar a expressão e a comunicação

Para quem tem pânico de falar em público.

Texto e fala se complementam: quem lê mais pensa de maneira mais organizada, escreve com coerência e se expressa com naturalidade e correção. O curso desenvolvido pela empresa O Redator visa demonstrar de que maneira os problemas com a escrita influenciam a comunicação oral, e como os vícios da fala interferem no texto. Os participantes serão capacitados para a utilização dos recursos da expressão escrita e oral em diferentes situações da vida profissional. O curso também tem como objetivos: corrigir problemas na elaboração de textos, como clichês, vícios de linguagem e exagerada formalidade; revisar regras gramaticais de maneira lúdica; exercitar formas de comunicação em atendimento telefônico, reuniões, apresentações, entrevistas e contatos pessoais com clientes.

Oratória: como melhorar a expressão e a comunicação
Data:
2018
Horário:
Sábados, das 9h às 18h
Duração:
Dezesseis Horas
Local:
A definir

Valor via boleto ou pagamento online com cartão de crédito

R$ 340,00

Programa

| Módulo 1: Redação sem Complicações. Análise das dificuldades na elaboração de textos e vícios de linguagem mais frequentes. Os principais pecados na redação. O fantasma do “como devo iniciar o texto”. Organização, objetividade e agilidade na hora de escrever um texto. As correlações entre texto e fala. Como superar bloqueios, melhorar a gramática e as formas de expressão oral. Os dez mandamentos para escrever e se comunicar bem.

| Módulo 2: Um texto para cada ocasião. Quando e como utilizar os recursos do texto descritivo. O que caracteriza um texto narrativo e quais as semelhanças com a oralidade. Elementos do texto científico e a importância da argumentação na dissertação. Textos comerciais – como ser claro e objetivo em cartas, mensagens e comunicações profissionais. As novas mídias e a comunicação nas redes sociais.

| Módulo 3: Melhorando a Comunicação Verbal. Como organizar a fala e transmitir ideias. Como melhorar a oratória em público,  o desempenho em conversas sociais, atendimento a clientes e reuniões de negócios. Atividades lúdicas para estimular o raciocínio e vencer bloqueios no discurso oral. As gafes que comprometem a imagem do orador. Atividades lúdicas. Como planejar uma apresentação para diferentes tipos de plateia.

Coordenação de Cirley Ribeiro

Jornalista profissional, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Tecnologia Educacional, com MBA pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Repórter experiente, com 28 anos de carreira, conquistou diversos prêmios em comunicação, entre eles o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio Ethos de Jornalismo e Responsabilidade Social. Professora de Redação e Radiojornalismo na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado desde 1996. Diretora da empresa O Redator, desenvolve cursos e palestras para empresas e instituições de ensino. Repórter Sênior nas Rádios Cultura FM e Cultura Brasil AM, emissoras da Fundação Padre Anchieta, nas quais trabalha desde 1988. Profissional atuante em comunicação é conselheira do Instituto Caros Ouvintes.