Curso de redação nas redes sociais

Explorando a rede para escrever melhor

Aprenda a identificar características de textos nas redes sociais para aprimorar a redação.

Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para encontrar publicações e sites que oferecem dicas e ferramentas para escrever na rede. Há manuais de conteúdo, sugestões para a redação de e-mails, informações técnicas, fórmulas e listas com uma série de conselhos a serem seguidos. O Redator propõe, porém, uma abordagem diferente: analisar as redes sociais e o universo da internet para aprimorar a redação de textos.
Estudo desenvolvido na Suíça e publicado em 13/06/2012 mostra que o acesso à internet melhora a redação durante a infância. A principal conclusão é que as crianças que tiveram acesso a um sistema on-line, no qual podiam ler, escrever e conversar livremente, aprenderam a redigir seus textos de maneira mais interessante para o leitor e com melhor ortografia.
Muito já se fala também sobre os efeitos da internet e as habilidades da vida digital, com os prós e contras da exposição individual. O que chama a atenção, porém, é o crescente número de pessoas escrevendo espontaneamente. Não se cria um blog ou uma conta no Facebook, por exemplo, por obrigação ou porque a professora mandou. É claro que o mundo nos negócios, globalizado e afetado pela tecnologia, exige o compartilhamento de informações e a divulgação de ações e estratégias nas redes sociais. Mas a imensa maioria dos usuários escreve porque quer. Não cabe aqui julgar o teor das publicações, a utilidade, a relevância social ou a qualidade literária. A intenção é mostrar a esses redatores espontâneos que é possível aprimorar o texto quando estão presentes duas condições fundamentais: gostar de escrever e querer se comunicar.
Sem fórmulas mágicas, regras ou dicas, o curso Redação nas Redes Sociais propõe:

Objetivos

• Analisar mensagens postadas nas redes sociais e identificar as características que podem ser úteis na redação de diferentes textos.
• Apontar os erros mais comuns nos textos publicados nas redes sociais.
• Conciliar o formato objetivo da comunicação rápida com as normas de português.
• Ajudar o participante a superar bloqueios, mostrando que a comunicação escrita pode ser espontânea e correta.
• Melhorar o domínio da expressão escrita e aperfeiçoar o texto.
• Treinar a redação de textos para internet e intranet corporativa.

Público-alvo

Estudantes, profissionais, pesquisadores, redatores.

Metodologia

• Aulas expositivas, com análise dos textos postados na internet.
• Jogos, exercícios e atividades lúdicas para desenvolver a agilidade e a objetividade.
• Oficina de redação de textos para internet e intranet corporativa.

Curso Redação nas Redes Sociais
Data:
2018
Horário:
das 9 às 18h
Duração:
07 horas de aula e uma hora de almoço (não incluído)
Local:
A definir

Valor via boleto ou pagamento online:

R$ 200,00

Valor para pagamento no dia do curso:

R$ 220,00

ATENÇÃO: Se o número necessário de inscrições não for atingido até 5 dias antes do início do curso, a data poderá ser alterada ou o dinheiro dos já inscritos devolvido.